05 de agosto
a
05 de setembro
2022
São João Batista, ele é Xangô
Álvaro Banducci Júnior e Luciana Scanoni Gomes
Gira no dia de São João
terreiro de Mãe Janete
Corumbá - MS
24 de junho de 2018
Andor de Mãe Janete desce a Ladeira Cunha e Cruz para o Banho no rio Paraguai
Corumbá - MS
23 de junho de 2018
Descida do andor de Mãe Elenir
com imagem de São Jerônimo - Xangô, junto à de São João - Xangô
Ladeira Cunha e Cruz
Corumbá
23 de junho de 2019
Pai Clemilson, incorporado, inicia descida da ladeira Cunha e Cruz com seu andor de São João, São Pedro e Santo Antônio
Corumbá - MS
23 de junho de 2022
Filhos de Santo, trajados com vestuário de culto, descem a Ladeira Cunha e Cruz levando andor de São João
Corumbá - MS
23 de junho de 2022
Pausa do cortejo de Pai Clemilson para reverência em frente à capela de São João, na Ladeira Cunha e Cruz
Corubá - MS
23 de junho de 2022
Elenina toca atabaque para o andor de Mãe Eunice
Porto Geral, Corumbá - MS
23 de junho de 2019
Ogan, do cortejo de Pai Clemilson, toca para Xangô à margem do rio Paraguai
Corumbá - MS
23 de junho de 2022
Pai Clemilson reverencia São João - Xangô nas águas do rio Paraguai
Corumbá - MS
23 de junho de 2022
O Banho de São João
Corumbá - MS
23 de junho de 2022
Ano: 2022
Descrição dos materiais, técnicas, tipo de experimentação fotográfica, fontes e/ou referências de acervos, e outras informações adicionais:
As pesquisas sobre os festejos de São João de Corumbá (MS) e de Ladário (MS) tiveram início no ano de 2005. Trata-se de investigações de viés etnográfico para as quais convergiram também os esforços do Laboratório de Antropologia Alma do Brasil – LAVALMA que, desde 2009, tem constituído acervo imagético sobre as manifestações religiosas do ritual do Banho de São João. Os trabalhos de pesquisa resultaram, em 2018 na elaboração do Dossiê do Banho de São João, produto do projeto "Banho de São João de Corumbá/Ladário - MS: subsídios para registro como patrimônio cultural imaterial" (IPHAN-UFMS), que culminou no registro da festa no Livro das Celebrações no IPHAN em maio de 2021. As imagens do ensaio foram captadas nos anos de 2018, durante os levantamentos para o Dossiê, e nos anos de 2019 e 2022, quando o festejo foi retomado após a Pandemia de Covid-19. As fotos foram captadas por equipamentos distintos, sendo uma câmera Canon EOS 70D e um celular Samsung Galaxy A52 (câmera 64Mp).
Sobre os Autores
Álvaro Banducci Júnior
Mestre e Doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo. Professor do Curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (mestrado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenou o projeto de pesquisa "Banho de São João de Corumbá/Ladário - MS: subsídios para registro como patrimônio cultural imaterial" (IPHAN-UFMS). Realiza pesquisas sobre fronteiras nacionais e étnicas, celebrações populares, turismo e populações pantaneiras. É coordenador do Laboratório de Antropologia Visual Alma do Brasil – LAVALMA e do Grupo de Estudos Fronteiriços – GEF/UFMS.
Luciana Scanoni Gomes
Antropóloga (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Especialista em Design. Atuou como consultora no projeto "Poké exa ûti: gestando e protegendo nosso território para autonomia do povo Terena", pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e o Conselho Terena. Coordenou a pesquisa de campo do projeto "Banho de São João de Corumbá/Ladário - MS", que culminou no registro da festa no Livro das Celebrações no IPHAN. É roteirista do vídeo "São João nas Águas do Rio Paraguai" (IPHAN). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia, atuando com os temas: cerâmica, artes indígenas, povo Terena, festas de São João. Integra o Laboratório de Antropologia Visual Alma do Brasil, LAVALMA/UFMS.