05 de agosto
a
05 de setembro
2022
Capela do Sinhozinho em 12 de outubro
Wellington Luiz de Marchi
Espaço de convívio onde se encontra a capela e a comunidade local
Visão geral da capela e devotos
Espaço coberto e devotos
Devoto acendendo velas
Devotos acendendo velas
Devotos transmitindo a tradição das velas a seus filhos
Espaço externo para acender velas e devotos
Fila para entrar na capela
Altar com imagens de vários santos. A imagem maior é de Nossa Senhora de Aparecida e logo ao lado de um estandarte com a imagem de Sinhozinho e fiéis fazendo suas preces.
Altar com imagens e decorações
Suposto travesseiro que Sinhozinho utilizava para dormir.
Cruz de aproximadamente 2,30 metros esculpida pelo Sinhozinho e que fica dentro de sua capela.
Ano: 2021
​
Descrição dos materiais, técnicas, tipo de experimentação fotográfica, fontes e/ou referências de acervos, e outras informações adicionais: Imagens captadas por mobile em formato RAW e editadas em software Adobe Ligthroom. Prefiro utilizar imagens em PB para ressaltar o conflito e a dramaticidade das imagens, focando apenas na escala linear que contrapõem valores antagônicos: Claridade e escuridão.
Sobre o Autor
Wellington Luiz de Marchi: Graduação em Ciências Sociais (UFMS), Especialização em Antropologia e História dos povos indígenas (UFMS), Mestrando em andamento em Antropologia Social (UFMS), integrante do LAVALMA (UFMS). Atua como Gestor de Cultura no município de Bonito-MS.
Alvaro Banducci Júnior: Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1984), mestrado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2002). Pós-Doutorado em Antropologia (2011 - 2012), Universidade de Campinas - UNICAMP. É professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017 - 2020). Atua no Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Coordena o Laboratório de Antropologia Visual Alma do Brasil (LAVALMA - UFMS), o Grupo de Estudos Fronteiriços da UFMS e o Grupo Temático de Trabalho e Pesquisa em Turismo (GTTUR - UFMS). Tem experiência na área de Antropologia Social e realiza pesquisas sobre turismo, pesca, manifestações festivas e religiosas e sobre fronteiras e o Pantanal Mato-Grossense.