05 de agosto
a
05 de setembro
2022
O mistério do caçador
Lademir Mae’Yma (Apy’awa), Almir Henori Abstdire (Xavante), Núbia Lawarita Javaé, Itxeu Karajá, Kanio Djaminho, Trukuma Kuikuro, Edileide Lopes Guajajara, Wesley Kupsinã, Cesil Awararawoo,
Vandimar Marques Damas,Itandehuy Castañeda Demesa
Ano: 2019
Duração: 00:03:41
Comentário dos diretores: Embora seja um mito Apy’awa, esse curta contou com a participação de diferentes povos indígenas, tanto na atuação, quanto na sua realização. “O Caçador” foi realizado durante as aulas ministradas por nós no ano de 2019, no tema contextual Imagem: fotografia, pintura e cinema no Núcleo Takinahaky- Curso de formação de professores indígenas da UFG. Esse curso possui uma estrutura transdisciplinar e intercultural, e visa formar professores indígenas, para atuar nas escolas das suas aldeias. O curso iniciou no ano de 2008 e já formou centenas de professores.
Durante as aulas desse tema compartilhamos técnicas de fotografia e vídeo, e como atividade final, realizamos alguns vídeos. Nos anos anteriores, as aulas resultaram em vídeos de formato documental, no entanto, no ano de 2019, os estudantes escolheram fazer uma ficção.
A realização do vídeo seguiu as seguintes etapas: primeiro buscamos ideias e temas, elaboramos o roteiro. Dividimos a turma em equipes, e cada equipe seria responsável por uma área específica da realização do filme. A equipe de fotografia, áudio, produção, edição e atuação. Após definir a função, fomos para o bosque do Campus II da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde realizamos as gravações. O senhor Clarêncio U’Repariwej participou das gravações e fez algumas sugestões sobre atuação para os atores e também atuou como figurante. Após finalizar as gravações, ele acompanhou o processo de edição do vídeo.
Devido ao caráter transdisciplinar e intercultural, o curta teve a participação do Lademir Mae’Yma (Apy’awa), como narrador, Como caçador Almir Henori Abstdire (Xavante), mulher do caçador Núbia Lawarita Javaé, Itxeu Karajá, Kanio Djaminho, Trukuma Kuikuro e Edileide Lopes Guajajara na fotografia. Wesley Kupsinã, Cesil Awararawoo, e produção Edileide Guajajara., e as pessoas que buscam o caçador na floresta.
As turmas do curso da Licenciatura Intercultural, são sempre compostas por povos de diversas etnias, e no ano de 2019 estavam participando as seguintes etnias; Apy’awa, Krahô, Xavante, Xerente e Karajá.
Sobre os diretores
LCAÇADOR: ALMIR HENORI ABSTDIRE
MULHER DO CAÇADOR: NÚBIA LAWARITA JAVAÉ
CRIANÇA: BRUNO WYHYRI JAVAÉ
NARRADOR: LADEMIR MAE'YMA TAPIRAPÉ
PESSOAS QUE SAÍRAM EM BUSCA DO CAÇADOR:
DIBEXIA KARAJA; MARIA CONSUELO RETSIWARIO WADZATSE;
ELEOMAR TSIMHU`RE TSEREDZAWE; RICARDO KUTOKRE KANELA
CÂMERA 1: ITXEU KARAJÁ
CÂMERA; KANIO DJAMINHO
CÂMERA 3: TRUKUMÃ RUI KUIKURO
CÂMERA 3: EDILEIDE LOPES GUAJAJARA
SOM: WESLEY KUPSINÃ
SOM: CEZIL AWARARAWOO
CLAQUET : ELEOMAR TSIMHU`RE TSEREDZAWE ,
CLAQUET : KANARI KARAJA;
CLAQUET :EDILSON HABURUNATU JAVAÉ
CLAQUET : GENIVALDO CRISTINO OLEGÁRIO XERENTE
ROTEIRO: LADEMIR MAE'YMA TAPIRAPÉ
EDIÇÃO: ITANDEHUY CASTAÑEDA DEMESA
PROFESSOR DA DISCIPLINA: VANDIMAR MARQUESademir Mae’Yma (Apy’awa): Formado no núcleo Takinahaky UFG
Almir Henori Abstdire (Xavante): Formado no núcleo Takinahaky UFG
Núbia Lawarita Javaé: Formado no núcleo Takinahaky UFG
Itxeu Karajá, Kanio Djaminho: Formado no núcleo Takinahaky UFG
Trukuma Kuikuro: Formado no núcleo Takinahaky UFG
Edileide Lopes Guajajara: Formado no núcleo Takinahaky UFG
Wesley Kupsinã: Formado no núcleo Takinahaky UFG
Cesil Awararawoo: Formado no núcleo Takinahaky UFG
Formado no núcleo Takinahaky: Vandimar Marques Damas: Graduado em Ciências Sociais UFG
Itandehuy Castañeda Demesa: Mestre em Arte e Cultura Visual FAV-UFG