top of page

Rio de Memórias

Gleidson de Oliveira Moreira

Ano: 2020

​

Duração: 00:15:00

​

Comentário do diretor: Este filme trata do processo de silenciamento vivido pelas lavadeiras de ganho na Cidade de Goiás no contexto do empreendimento colonial. Subalternizadas, as lavadeiras viveram conflitos que geraram dores e sofrimentos; assim, traz-se, aqui, as relações de trabalho, os indícios de permanência para uma escravidão velada. Metodologicamente pautado em entrevistas e imagens para discutir quem eram essas mulheres e como foram tratadas em ambientes públicos (rios e córregos) e privados (casa dos patrões) constitutivos os seus discursos em arenas de conflitos.

​

Escrito por Gleidson de Oliveira Moreira, em 2020, Rio de Memórias é um documentário participativo baseado na narrativa das lavadeiras de ganho na Cidade de Goiás. Para escrever o texto sobre a vida dessas mulheres, foi levado em conta as seguintes argumentações: quem eram, como viviam, que condições tiveram para exercer o ofício de lavação em uma cidade de origem colonial e as suas relações estabelecidas com os “patrões”, homens que representavam o patriarcado da cidade. O levamento de dados preliminares para a composição do cenário, levou em conta pesquisas fotográficas no MUZA (Arquivo Zoroastro Artiaga – Goiânia) e no MUBAN (Museu das Bandeiras – Cidade de Goiás), no qual o conjunto de informações sobre os gestos e movimentos corporais serviram para compor os cenários vivido pelas lavadeiras (o rio vermelho, as águas, pedras). Quanto aos diálogos apresentados pelas protagonistas, valorizou-se os termos nativos que portam.

Sobre o diretor

Sou graduado em História pela Universidade Federal de Goiás e mestre em História pela mesma universidade. Sou professor da rede pública estadual de ensino do Estado de Goiás (SEDUC) e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS/UFG).

foto Gleidson - Gleidson De Oliveira Moreira.jpg
bottom of page